A terapia ocupacional tem como finalidade desenvolver e manter a função e as habilidades necessárias para o desempenho de atividades simples e complexas do cotidiano, prevenir distúrbios do desenvolvimento, principalmente no que se refere às atividades funcionais, remediar ou (re) habilitar disfunções que impeçam o desenvolvimento favorável nas atividades, facilitar a capacidade adaptativa da criança, colaborar e cooperar com a criança para alcançar seus objetivos. A terapia ocupacional busca desenvolver a autonomia nas atividades de vida diária, praticas e escolares e os pré – requisitos necessários para o processo de aprendizagem.

Quando procurar a Terapia Ocupacional na Clínica Sinapse!!!!

Quando a criança apresenta:

A criança toca tudo (ou todos) que prende seu interesse, verbaliza suas observações sem pensar, interrompe ou muda abruptamente de assunto em conversas e/ou tem dificuldade para esperar ou revezar-se com outras demonstra falta de controle dos impulsos:

Dificuldades planejamento e habilidades organizacionais: A criança não parece ter qualquer sensação de tempo e, com frequência, chega atrasada ou despreparada. Se várias tarefas são dadas (ou uma tarefa complexa com várias partes), ela não tem qualquer ideia por onde começar, ou de como dividir o trabalho em segmentos manejáveis.

A criança teima em continuar fazendo as coisas à sua própria maneira (inflexibilidade), mesmo quando esta não funciona; ela resiste a sugestões e a ofertas de ajuda.

Dificuldade para seguir instruções: A criança pode pedir ajuda repetidamente, mesmo durante tarefas simples (“Onde é mesmo que eu devia colocar isto?” “Como é mesmo que se faz isto?”). Os enganos são cometidos, porque as instruções não são completamente entendidas.

A criança age como se fosse mais jovem que sua idade cronológica e pode preferir brincar com crianças menores.

Distração: A criança frequentemente perde a lição, as roupas e outros objetos seus; esquece-se de fazer as tarefas e trabalhos e/ou tem dificuldade em lembrar de compromissos ou ocasiões sociais.

Desatenção: A criança distrai-se com facilidade, perde rapidamente o interesse por novas atividades, pode saltar de uma atividade para outra e, frequentemente, deixa projetos ou trabalhos inacabados.

Falta de destreza: A criança parece desajeitada e descoordenada; em geral, deixa cair as coisas ou as derrama, ou apalpa e derruba os objetos; pode ter uma caligrafia péssima; é vista como completamente inepta em esportes e jogos.

Dificuldades espaciais: A criança deixa cair materiais, não sabe onde organiza-las, não consegue colar folhas ou recortes de forma correta, ainda não escreve na linha.